Toda vez que falo sobre planejamento ou sobre estratégia me sinto diante da missão de simplificar.
Administrar uma empresa não é simples.
Mas planejar e compartilhar a estratégia tem que ser.
Se não for simples é porque algo está errado.
Posso garantir.
O planejamento é a arte-ciência de organizar a construção do futuro de forma simples.
Seja o planejamento da estratégia, de projetos ou de ações, a máxima simplificação é um ponto comum entre eles.
Simplificação combina com método, objetivo e objetividade.
MÉTODOS QUE SIMPLIFICAM
Em todo lugar, o ambiente de negócios está ficando mais complexo à medida que os cenários têm cada vez mais variáveis.
Cada tipo de ambiente de negócios seja econômico, tecnológico, sociocultural, político legal ou ambiental tem suas peculiaridades que certamente transformam o destino das empresas.
Por isso a sabedoria ao planejar está na simplificação.
Diante disso o que fazer para planejar 2015?
Na prática, como o princípio da simplificação pode ajudar qualquer tipo de negócio?
Resposta: adotando metodologias que simplificam.
Gosto muito dos métodos modernos porque de fato eles simplificam o planejamento e obrigam as pessoas a abandonar a complexidade desnecessária.
Complicar é um “dom” que adquirimos ao longo da vida.
Nosso papel enquanto seres humanos que acumulam conhecimento é solucionar a complexidade, e não o contrário.
O QUE FAZER EM 2015?
Então o que fazer em 2015?
Direto ao ponto aí vão minhas dicas para vocês:
1 – Adote metodologias que ampliam a visão da estratégia:
- BSC – Balanced Score Card: permite construir um mapa estratégia em apenas uma folha além de conectar os objetivos estratégicos em relações de causa e efeito.
- Business Model Canvas (Tela do Modelo de Negócios em Português): é um método que alia inovação e estratégia permitindo que a empresa possa compreender melhor seu modelo de negócio atual e inovar de forma rápida, simples, testável e descomplicada. Traz a vantagem de ser muito visual.
- Value Proposition Canvas: Trata-se de um “plug-in” do método anterior (Business Model Canvas). Serve para testar se os diferencias do seu negócio realmente são apreciados pelos clientes. É a oitava maravilha do mundo em termos de visão estratégica do negócio sob o ponto de vista do Chefe: O cliente.
- 5W2H: nada mais, nada menos do que a forma mais simples e eficaz de planejar as ações para atingir qualquer tipo de objetivo estratégico, envolvendo responsáveis, custos, prazo, lugar, justificativa. Não pode faltar em nenhum negócio.
2 – Meça seu resultado:
O que não é medido não é gerenciado.
E o que não é gerenciado não deve existir.
Kaplan e Norton os criados do BSC já diziam isso desde os anos 90.
E estão cobertos de razão.
Na era da administração por resultados quem não mede não está fazendo gestão.
Meça tudo o que você controla.
3 – Use o mínimo possível de indicadores:
Medir é importante.
Mas importante é medir o que é crucial.
Criar métricas por métrica não leva negócio algum ao sucesso.
O perigo dos métodos é nos tornarmos refém deles.
Use os métodos, mas não perca de vista o que realmente importa.
4 – Treine as pessoas:
Se há uma coisa essencial para que qualquer método dê certa é ter pessoas preparadas para viver a cultura da gestão e prontas para enfrentar desafios.
Por isso treinar é básico.
No ímpeto do corte de custos muitas empresas acabam cortando a maior fonte de riqueza que é o conhecimento aplicado.
Prepare as pessoas.
Não cometa o erro de desprezar isso.
5 – Compartilhe a estratégia:
Planejamento é algo para ser construído e executado juntos.
Compartilhe e envolva sua equipe na construção e na execução da estratégia.
Conversem sobre, reúna, debata e baseie suas decisões em fatos.
Dica importante aqui:
Fuja das decisões baseadas em consenso.
Em gestão o que vale são os fatos.
O mercado não está preocupado com os acordos internos da sua empresa.
O mercado simplesmente traz os fatos.
Use-os para lidar com a realidade como ela é.
Sucesso em 2015!
Estratégia em Ação!