Sabe que nas tarefas de uma organização, o processo é amigo do resultado?
Se você tem dúvida disso experimente trabalhar sem processos definidos.
A qualidade de qualquer tarefa jamais poderá ser garantida.
Mapeamento de processos é como construir o “mapa da mina”.
Fica bem mais fácil de chegar ao resultado.
É a primeira coisa que toda organização deveria fazer.
QUANDO NÃO HÁ PROCESSOS MAPEADOS
Um grande problema de muitas organizações brasileiras é exatamente não ter processos mapeados.
Tem outro probleminha um pouco pior; ter os processos mapeados, mas não seguir o mapa.
Digamos que é a face humana da “coisa”.
Tudo passa pelas pessoas no final das contas.
Por isso toda organização tem o desafio de criar uma grande equipe.
Você pode ter o melhor mapeamento de processos, a melhor estratégia, o melhor script de vendas, os melhores softwares.
Se as pessoas não quiserem fazer a coisa acontecer não dá certo mesmo.
OS BENEFÍCIOS DO MAPEAMENTO DE PROCESSOS
Quando os processos estão definidos, escritos e organizados os benefícios aparecem claramente.
Dentre eles podemos destacar:
- Os erros desaparecem ou diminuem muito
- As pessoas param de esquecer-se de detalhes importantes do fluxo de trabalho
- O nível de controle da organização aumenta exponencialmente
- A comunicação entre pessoas de todos os níveis organizacionais fica muito mais fácil e objetiva
- O desperdício é zerado ou diminuído
- A aprendizagem das pessoas sobre a organização se torna muito mais eficiente
- O tempo investido no mapeamento de processos se transformará em muito tempo economizado no futuro
- Fica mais fácil gerenciar a qualidade e os prazos
- O resultado que interessa aparece
CULTURA DE RESULTADO E OS PROCESSOS
É importante saber que processo é uma sequência de procedimentos para realizar algo.
Toda ação humana consciente e que precisa acontecer repetidas vezes é um processo.
Nesse contexto é muito importante que as pessoas compreendam que a alma do mapeamento de processos é a cultura de organização e eficiência
Falo disso no meu artigo “O Código da Cultura Organizacional”
Mapeamos processos para tornar a repetição confiável, segura e eficiente.
Então as pessoas precisam saber que o processo é amigo do resultado.
Se há mapeamento de processos e uso desta poderosa ferramenta, nossos resultados terão cada vez mais qualidade
Certamente terão também mais confiança de quem espera o resultado do que você e sua organização fazem diariamente.
Imagem de www.sxc.hu
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Mapeamento de processos e mapeamento de tarefas tem leituras similares nas corporações. A conformação deste mapeamento difere de acordo com as escolas, a definição também tem suas distinções e controvérsias. A nomenclatura, portanto, é vaga, requer mais detalhamento sem medo de revelar o segredo da receita. A aplicação de qualquer ferramenta é ciência ou técnica a ser revelada, sua forma é mera ilustração de superfície, a nomenclatura não é nada, e promove mais desinteresse do que curiosidade.
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Olá Maurício Silva obrigado pela participação aqui no blog. Esclarecendo, o objetivo do artigo é mostrar às empresas e organizações a importância de ter processos mapeados. Isso serve para que as pessoas trabalhem de forma sincronizada e organizada, conseguindo fazer entregas eficientes. É muito comum haver ausência de processos mapeados especialmente em empresas menores e familiares. Não estou generalizando, mas é bem alto o volume de empresas que não têm a gestão de processos profissionalizada. Acredito que o artigo seja útil e sua brevidade é para que seja lido ao apresentar as vantagens de mapear os processos. Seu interesse em comentá-lo já é uma evidência de que o artigo está cumprindo seu papel de fazer as pessoas refletir e agir. Obrigado e seja sempre bem vindo ao blog. Saudações!
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A cultura das organizações em entender os beneficios do mapeamento de processos, gera grande dificuldades em estabelecer regras claras e bem traduzidas no que se refere em mapear processos. Os diversos niveis e o entendimento entre estes niveis e o maior gargalo neste trabalho.
Empresas que possuem visão de processo como forma de atingir o objetivo proposto, não colocam “cercas imaginarias” entre os departamentos, e conseguem olhar o processo com visão sistemica, conseguem excelentes resultados e mensuração de processo do inicio ao fim. Isso é excelencia em processo.
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Boa tarde, muito interessante o post. Vou repassar!
Creio eu que, a fórmula realmente não deve ser divulgada assim abertamente, as empresas querem suas receitas, e no seu site nada mais é a divulgação das ferramentas que você possui para você obter as suas.
Parabéns, vou acompanhar seu site agora.