O PROCESSO É AMIGO DO RESULTADO

O PROCESSO É AMIGO DO RESULTADO

Sabe que nas tarefas de uma organização, o processo é amigo do resultado?

Se você tem dúvida disso experimente trabalhar sem processos definidos.

A qualidade de qualquer tarefa jamais poderá ser garantida.

Mapeamento de processos é como construir o “mapa da mina”.

Fica bem mais fácil de chegar ao resultado.

É a primeira coisa que toda organização deveria fazer.

QUANDO NÃO HÁ PROCESSOS MAPEADOS

Um grande problema de muitas organizações brasileiras é exatamente não ter processos mapeados.

Tem outro probleminha um pouco pior; ter os processos mapeados, mas não seguir o mapa.

Digamos que é a face humana da “coisa”.

Tudo passa pelas pessoas no final das contas.

Por isso toda organização tem o desafio de criar uma grande equipe.

Você pode ter o melhor mapeamento de processos, a melhor estratégia, o melhor script de vendas, os melhores softwares.

Se as pessoas não quiserem fazer a coisa acontecer não dá certo mesmo.

OS BENEFÍCIOS DO MAPEAMENTO DE PROCESSOS

Quando os processos estão definidos, escritos e organizados os benefícios aparecem claramente.

Dentre eles podemos destacar:

  • Os erros desaparecem ou diminuem muito
  • As pessoas param de esquecer-se de detalhes importantes do fluxo de trabalho
  • O nível de controle da organização aumenta exponencialmente
  • A comunicação entre pessoas de todos os níveis organizacionais fica muito mais fácil e objetiva
  • O desperdício é zerado ou diminuído
  • A aprendizagem das pessoas sobre a organização se torna muito mais eficiente
  • O tempo investido no mapeamento de processos se transformará em muito tempo economizado no futuro
  • Fica mais fácil gerenciar a qualidade e os prazos
  • O resultado que interessa aparece

 

CULTURA DE RESULTADO E OS PROCESSOS

É importante saber que processo é uma sequência de procedimentos para realizar algo.

Toda ação humana consciente e que precisa acontecer repetidas vezes é um processo.

Nesse contexto é muito importante que as pessoas compreendam que a alma do mapeamento de processos é a cultura de organização e eficiência

Falo disso no meu artigo “O Código da Cultura Organizacional”

Mapeamos processos para tornar a repetição confiável, segura e eficiente.

Então as pessoas precisam saber que o processo é amigo do resultado.

Se há mapeamento de processos e uso desta poderosa ferramenta, nossos resultados terão cada vez mais qualidade

Certamente terão também mais confiança de quem espera o resultado do que você e sua organização fazem diariamente.

 

Imagem de www.sxc.hu

4 Comentários


  1. Mapeamento de processos e mapeamento de tarefas tem leituras similares nas corporações. A conformação deste mapeamento difere de acordo com as escolas, a definição também tem suas distinções e controvérsias. A nomenclatura, portanto, é vaga, requer mais detalhamento sem medo de revelar o segredo da receita. A aplicação de qualquer ferramenta é ciência ou técnica a ser revelada, sua forma é mera ilustração de superfície, a nomenclatura não é nada, e promove mais desinteresse do que curiosidade.


    1. Olá Maurício Silva obrigado pela participação aqui no blog. Esclarecendo, o objetivo do artigo é mostrar às empresas e organizações a importância de ter processos mapeados. Isso serve para que as pessoas trabalhem de forma sincronizada e organizada, conseguindo fazer entregas eficientes. É muito comum haver ausência de processos mapeados especialmente em empresas menores e familiares. Não estou generalizando, mas é bem alto o volume de empresas que não têm a gestão de processos profissionalizada. Acredito que o artigo seja útil e sua brevidade é para que seja lido ao apresentar as vantagens de mapear os processos. Seu interesse em comentá-lo já é uma evidência de que o artigo está cumprindo seu papel de fazer as pessoas refletir e agir. Obrigado e seja sempre bem vindo ao blog. Saudações!


  2. A cultura das organizações em entender os beneficios do mapeamento de processos, gera grande dificuldades em estabelecer regras claras e bem traduzidas no que se refere em mapear processos. Os diversos niveis e o entendimento entre estes niveis e o maior gargalo neste trabalho.
    Empresas que possuem visão de processo como forma de atingir o objetivo proposto, não colocam “cercas imaginarias” entre os departamentos, e conseguem olhar o processo com visão sistemica, conseguem excelentes resultados e mensuração de processo do inicio ao fim. Isso é excelencia em processo.


  3. Boa tarde, muito interessante o post. Vou repassar!

    Creio eu que, a fórmula realmente não deve ser divulgada assim abertamente, as empresas querem suas receitas, e no seu site nada mais é a divulgação das ferramentas que você possui para você obter as suas.

    Parabéns, vou acompanhar seu site agora.

Comentários encerrados.