Esse é um texto motivacional diferente do habitual.
Se você já leu os artigos aqui do blog sabe que essa é a “pegada” do conteúdo.
No primeiro artigo desta série defendi que a verdadeira motivação é baseada em conhecimento.
Expliquei que o impulso motivacional somente pela emoção não é duradouro e muito menos sustentável.
Há um “caminho paralelo”, com muito mais potencial e consistência, tanto para uma pessoa quanto para uma equipe empresarial.
Esse caminho é o conhecimento aplicado.
Meu objetivo é mostrar que para a motivação dar resultado, conhecer é mais importante do que somente acreditar.
Saber exatamente o que fazer e como fazer é que “abre as portas da esperança” e gera motivo para agir.
A verdade que poucos têm coragem de falar é que textos motivacionais ou mesmo palestras de motivação só funcionam quando trazem algum conhecimento prático, que seja aplicável na vida real.
O lado mental e emocional dos conteúdos e atividades de incentivo é sem dúvida muito importante.
Eu mesmo já me beneficiei muito deles, principalmente no começo do meu trabalho como palestrante.
Mas de nada adianta a motivação “fogo de palha”, também conhecida como “motivação do dia seguinte”.
Novos tempos chegaram.
É preciso evoluir para a ação.
Motivação é principalmente sobre persistência.
MUITO ALÉM DAS FRASES DE IMPACTO
Imagine por exemplo, que você sinta que chegou a hora de mudar de profissão.
Ao consultar sua intuição, percebe que está “na praia errada”.
Você está buscando crescimento profissional, porém, num trabalho dos sonhos.
Em algo que seja motivador, que faça sentido para sua vida.
Mas ao mesmo tempo, você não sabe para qual profissão deseja mudar
Qual será essa “nova praia”.
A certeza de não querer mais continuar numa área profissional, juntamente com a dúvida de qual será a nova área é a grande questão de milhares de brasileiros.
É comum em situações assim ouvirmos frases de impacto do tipo:
“Acredite em você e tudo dará certo”!
Ou algo como “quem espera sempre alcança”!
“Não perca a esperança”!
E por aí vai.
Estas frases podem ser úteis para dar “um empurrãozinho” na pessoa que tem dificuldade de agir.
Mas no exemplo aqui, a grande “sacada” é saber quais parâmetros exatos você precisa considerar para definir uma nova profissão.
Ou seja, um checklist prático feito por quem já mudou de profissão.
Alguém que já estudou esse processo de transição e sabe muito bem o que está dizendo.
Uma amostra de alguns itens desse exemplo:
- Incômodos ou problemas, de pessoas ou de empresas, que você tem vontade de ajudar a solucionar
- Sonhos ou desejos, de pessoas ou de empresas, que você tem vontade de ajudar a realizar
- Pessoas ou empresas com esses incômodos e sonhos
- Competências que você já tem para ajudá-los através de um negócio ou de um novo emprego
- Competências você precisa adquirir
Percebe como as perguntas são práticas e fazem você imaginar um cenário, uma realização?
Percebe também como são parâmetros objetivos, resultantes de um conhecimento de quem já mudou de profissão?
Sei disso porque antes de ser palestrante motivacional já estive muito descontente com o que eu fazia.
Pois é.
É disso que estou falando.
Mas esse é apenas um exemplo.
O checklist poderia ser para qualquer outra coisa.
Qualquer desafio que dependesse da verdadeira motivação para alcançar objetivos.
Esse é o papel do conhecimento num contexto motivacional realista.
O pior inimigo da motivação é a ignorância.
Ela tende a criar a ilusão de que apenas nos animando chegaremos lá.
E assim tende a manter as coisas como estão ou até mesmo piores do que estão.
Mas porque o conhecimento pode motivar?
O que ele faz com a mente das pessoas?
Qual é o “efeito conhecimento” em nossas vidas?
Vamos entender isso um pouco melhor.
PORQUE O CONHECIMENTO DE UM BOM TEXTO MOTIVACIONAL PODE AJUDAR?
Para chegar à resposta dessa reflexão, lembre-se de algo que você aprendeu que foi muito importante na sua vida.
Tente imaginar como seria se não tivesse aprendido.
O que você teria deixado de ganhar ou teria perdido pela falta do conhecimento que provocou esta mudança?
Raciocine e notará que novos conhecimentos criam novas possibilidades e por isso novas percepções.
Para professores isso é fácil de entender.
Mas para muitos outros profissionais, não.
O que quero dizer é que o conhecimento literalmente molda novas “rotas mentais”.
Novas formas de pensar e raciocinar.
Visões que você não tinha e passou a ter porque passou a conhecer.
Junto com a ação, essas novas rotas mentais podem dar acesso a realizações que você deseja ou necessita.
Isso parece algo muito óbvio e simples.
Mas é de fato simplesmente fantástico!
Se trata sobre sonhos e a possibilidade de torná-los realidade.
É pela falta desse tipo de raciocínio que muita, mas muita gente deixa de dar o primeiro passo para a auto motivação.
O fato de uma grande maioria das pessoas não conhecer os mecanismos da motivação humana é que gera uma desmotivação cíclica e contínua.
Texto motivacional ou qualquer outra atividade com esse fim, não tem qualquer efeito se não se baseia em conhecimento relevante.
Sabem bem do que falo principalmente pessoas que se encontravam em situações muito difíceis e por causa de um novo conhecimento venceram um desafio ou superaram limites.
Há grandes exemplos de casos assim em equipes de vendas.
Através do trabalho em equipe viraram o jogo durante o longo período de crise que o Brasil enfrenta desde 2014.
Grandes realizações e grandes mudanças quase sempre são consequência de algo que aprendemos estudando, errando, pesquisando ou pela percepção espontânea num momento bem humorado.
TEXTO MOTIVACIONAL DIFERENTE – COMO O CONHECIMENTO GERA MOTIVAÇÃO?
Um empresário que está desesperado e em depressão, diante da possibilidade de ver sua empresa “quebrar”, se sente “iluminado” quando aprende por exemplo, que o que falta é simplesmente um fluxo de caixa.
Uma ferramenta que lhe dê controle sobre a administração das reservas de dinheiro necessárias para as saídas e para decisões estratégicas.
Um fluxo de caixa pode ser uma grande ferramenta aliada.
Não somente aliada à gestão financeira, mas também uma forma de combate ao estresse e à ansiedade.
Já uma pessoa que vive endividada e quer vencer o vício do consumo desnecessário, se sobressai quando o conhecimento lhe faz enxergar que ela não precisa comprar tudo o que vê pela frente.
E que no fundo, ela precisa é de “coisas” que o dinheiro não compra.
Um professor que tinha dificuldade em prender a atenção da turma, pode “dar a volta por cima” ao perceber que uma nova forma de ensinar, trazida por um novo conhecimento fez toda a diferença e mudou sua reputação perante os alunos.
Esse professor pode simplesmente se tornar mais engraçado e com um bom conhecimento técnico transformar aulas chatas em “obras primas”.
Um texto motivador para professores precisa alertar para esse detalhe e por isso estou alertando.
Em muitas das palestras motivacionais que faço em todo o Brasil apresento os 4 níveis de conhecimento que permeiam a vida de qualquer pessoa:
O que você sabe que sabe: consciência total de que sabemos fazer algo
O que você sabe que não sabe: consciência da ignorância
O que você não sabe que sabe: ignorância parcial, pois os recursos já estão com você; falta usá-los
O que você não sabe que não sabe: total ignorância inconsciente
Destes 4 níveis, os dois últimos (nível 3 e nível 4), são os que mais podem fazer a diferença na vida de uma pessoa, porque abrem nossos olhos para uma realidade que não enxergávamos.
Na figura acima, o círculo representa todo o conhecimento existente na Terra.
A fatia dividida entre o que você sabe que sabe e o que sabe que não sabe representa a realidade de um indivíduo.
O restante do “bolo” onde se encontra “o que você não sabe que sabe” e “o que você não sabe que não sabe” é o desconhecido, o conhecimento que não está acessível e portanto inconsciente.
É nessa fatia maior que se encontram os maiores potenciais de transformação e desenvolvimento de uma pessoa.
É o conhecimento que ainda não acessamos que pode impulsionar a motivação e possibilidades jamais imaginadas antes.
Quanto mais não sabemos que não sabemos, mais ignorantes e mais “adormecidos” estamos.
AS ROTAS MENTAIS DO CONHECIMENTO – TEXTO MOTIVACIONAL HONESTO
O conhecimento abre “portas” e “rotas”.
Não só para a motivação, mas até mesmo para a inovação.
Um notório cientista russo chamado Genrich Altshuller foi o criador da metodologia para a resolução de problemas de inovação.
Intitulada de Triz – Teoria da Solução de Problemas Inventivos, é toda baseada em caminhos para pensar, rotas mentais que dão acesso à inovação.
Uma parte em destaque dessa metodologia são os 40 princípios inventivos de Altshuller.
No próximo artigo desta série vou falar sobre esses 40 princípios, que em essência são caminhos diferentes que disparam novas formas para pensar.
Esses novos caminhos são um grande motivo para agir.
Vem comigo, você é capaz!
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Boa Tarde…
Após ter tido a oportunidade, a honra e o prazer em assistir uma palestra por este realizada na “UNIFENAS” em Alfenas-MGerais, gostaria de parabe nizá-lo neste exato momento, foi magnífico e ao mesmo tempo surpreen dente o resultado satisfatório manifestado pela platéia a qual o assistia.
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Olá Rosana! Muito obrigado pela presença e pela receptividade de vocês. Felicidades e sucesso aos amigos de Alfenas!