Olá pessoal!
Eu estou aqui agora na serra gaúcha, uma região bastante primitiva aqui da colonização, onde os italianos chegaram desde 1875, quando aconteceu a primeira migração desses povos aqui pra essa região.
E eu quis gravar esse vídeo pra vocês, pra compartilhar algumas das maravilhosas lições de empreendedorismo, que estão pairando no ar aqui, perto e junto aqui a esse povo, que é destaque em empreendedorismo e inovação no Brasil.
Eu tenho muitos amigos aqui e tenho feito muitos novos amigos.
Então o que é interessante é saber que nessa história da chegada dos italianos pro Brasil, houve um grande descompasso entre as expectativas deles e o que foi prometido que eles chegariam aqui e encontrariam “clientes” ou pessoas pra comprar suas mercadorias, naquela época do comércio muito mais primitivo do que hoje e o que eles encontraram foi um nada, foi simplesmente mato, simplesmente no máximo alguns índios que habitavam por acaso na região.
Mas a grande lição que isso nos deixa, é que as colônias italianas aqui, os colonos eles tiveram que construir tudo do zero.
E isso tem um significado muito importante acerca do tema empreendedorismo e acerca desse cenário de inovação que a gente vive.
Então as principais lições, três lições que eu gostaria de compartilhar com vocês, que são lições que fazem parte aqui da cultura dos povos, dos gaúchos que são os descendentes dos italianos.
A primeira lição é:
1 – Seja proativo
Empreenda continuamente, antes que seja necessário empreender pela necessidade.
Como eles precisaram empreender aqui porque eles não tinham nada, então construíram tudo do zero e isso faz 139 anos quando a serra gaúcha começou a ser predominantemente povoada. Essa é a primeira lição.
A segunda lição:
2 – Inove continuamente
Aprenda que inovação é pensar na frente, inovação é não esperar que seja necessário inovar. Isso casa muito com a primeira dica que faz parte do empreendedorismo continuo.
A diferença é que o fazer acontecer está no empreendedorismo e o pensar na frente de forma inovadora, de forma idealística, de forma compartilhada está na segunda lição.
E a terceira lição que é algo muito forte aqui eles é:
3 – Desenvolva um espírito de cooperação na sua empresa
O cooperativismo é muito forte aqui e por isso é uma região que se desenvolveu muito, que entendeu que as pessoas precisam dar as mãos e que nada se consegue sozinho.
Diretamente aqui da serra gaúcha, Rio Grande do Sul, com o banho da cultura italiana, Daniel Bizon, para você!
Um grande abraço pessoal.