Criatividade e inovação são a bola da vez. Mas porque? Porque inovar é imprescindível para ter sucesso no mundo globalizado. Quem disse? Peter Drucker disse, Philip Kotler também disse, o “palestrante que foi lá na empresa” disse, o “livro que li ontem” disse, “a matéria da revista de economia” disse, o professor disse, “passou na […]
Continue lendoA lâmpada mágica da inovação
A hora certa para começar
“A esperança é a última que morre”. Diz o ditado popular e assim espero. A esperança é de que as próximas gerações tenham oportunidade de crescer mais preparadas para a vida, pois o novo mundo vai exigir desses “carinhas” que estão nascendo agora, não somente competência para trabalhar, mas principalmente, mais preparação para guiar seu […]
Continue lendoLiderança em projetos de inovação
A ciência da gestão da inovação está em transformação. Até as duas últimas décadas do século XX gestão tinha um significado; administração. No século XXI, dizem os especialistas que gestão passou a significar inovação. O motivo é o desvio dos olhares para a inovação como o principal foco da estratégia das empresas que se mostram […]
Continue lendoDescubra o segredo do marketing
Você já pensou o que faz uma estratégia de marketing vencedora? Somente quem entende porque os clientes compram consegue propor uma estratégia realmente eficaz. O que importa é que as suas ações se transformem em resultado! O mundo está a todo vapor. E o desenvolvimento do marketing igualmente não para. Clayton Chrinstensen, professor da universidade […]
Continue lendoPensamento estratégico na atualidade – desviando de “duendes” e “fadas” sem desviar do destino
ESTRATÉGIA É CONSTRUIR O FUTURO O Brasil é o país do futuro. Renato Russo já cantava esse verso nos “tempos de ouro” da Legião Urbana. Para os pessimistas, o Brasil não é o país do futuro. Nem o Brasil, nem lugar algum. Mas para os estrategistas é. No próprio conceito de estratégia há uma […]
Continue lendoUm analgésico e um doce por favor
Imagine que coisa mais estranha, um cliente, no balcão da loja ou ao telefone, e quando você diz o famoso “pois não” ele te surpreende dizendo: – Um analgésico e um doce, por favor… Mais estranho ainda é pensar que seja qual for o seu negócio, o cliente sempre vai querer comprar “um analgésico e […]
Continue lendoGestão participativa – é tempo de maturidade na gestão
Como motivar uma equipe no mundo tecnológico é o tema e propósito deste artigo. Por volta de 1994, quando a internet começou a se popularizar no Brasil, começamos a ver e ouvir um termo muito comum nas rodadas de negócios, seminários empresariais, Best Sellers internacionais e “da boca” dos estudiosos da gestão: a palavra convergência. […]
Continue lendo