Não entre em guerra de preço
Dicas de vendas são importantes para todo profissional.
Em qualquer negócio há uma força chamada erosão de valor.
É uma tendência inevitável que corrói o valor dos negócios mais cedo ou mais tarde.
Há negócios que permanecem imunes a esta tendência por décadas.
Mas isso não é a regra.
É exceção.
Todo mundo quer comprar barato, lógico.
E por isso, o mercado tende a induzir empresas a competir somente por preço.
Um paradoxo enorme num mercado em que o desafio é exatamente conseguir entregar mais valor.
Pouca gente toca nesse assunto essencial para a área de vendas, especialmente para empresas que vendem produtos realmente diferenciados, com alto valor agregado.
A MELHOR DAS DICAS DE VENDAS
Há muitas dicas de vendas importantes, mas vou falar de uma que é elementar, essencial.
Saber como vender no século XXI é uma competência que começa com o fundamento de não entrar em guerra de preço.
Do contrário a empresa além de perder venda, perde clientes.
Você precisa unir estratégia, vendas e atendimento para não se tornar mais um mestre em como perder clientes do jeito certo.
Guerra de preço não é boa pra ninguém.
Sua empresa perde, o concorrente perde, o cliente perde.
O mercado pressiona dizendo que seu concorrente está oferecendo um preço 10% mais baixo que o seu.
Você oferece 15% a menos.
Um terceiro concorrente diminui o preço mais 5%.
Entra um quarto elemento na jogada que dá 50% de desconto.
Só que como diz o ditado “quando a esmola é muita o santo desconfia”.
Todo comprador profissional sabe disso, por mais que sejam instruídos para pressionar o preço para baixo.
Ao entrar em guerras de preço, muita gente esquece que o preço é o único componente do mix de marketing que traz dinheiro para a empresa.
Se uma empresa começa a dar desconto demais, até o comprador mais instruído começa a desconfiar.
Resultado: em guerra de preço a empresa supostamente “vencedora” ganhou o negócio naquele momento.
Mas cedo ou tarde, o cliente descobre que a qualidade não é bem aquilo que ele esperava ou a garantia não é bem assim como se tinha imaginado.
Um desconto impraticável foi dado e isso baixou o preço médio do mercado.
Só que qualidade custa, pois vem de investimento.
Atendimento custa, pois vem de treinamento, eficiência, resposta, vontade e garra.
Enfim, todo mundo perdeu.
Muito provavelmente essa empresa não conseguirá voltar ao preço de origem que devia ter sido justificado e não destruído.
O cliente perdeu, sua empresa perdeu e o concorrente que cedeu perdeu a perenidade do negócio em longo prazo.
Faça bons negócios e entregue valor.
NÃO ENTRE EM GUERRA DE PREÇO
Não entre em guerra de preço.
Estou seguro de que é uma das dicas de vendas mais importantes para qualquer negócio.
Se seu preço é baixo porque você tem uma estratégia de preço baixo é diferente.
Mas se você tem produtos e serviços realmente bons e diferenciados tenha um preço coerente com sua oferta.
Ofereça descontos quando eles fizerem sentido para você e para o cliente.
Quando a esmola é muita algo está errado.
Pode apostar.